Jovem menina sorri para o telemóvel

Team Building Durante a Covid-19 | É Urgente?

Isolamento social é a palavra de ordem. Nós apostamos na aproximação com o Team Building à distância!

Esta nova realidade veio sem pré-aviso e as estratégias mais eficazes estão a ser descobertas dia após dia.
A organização pessoal e capacidade na gestão de tempo são fundamentais para gerir o espaço, que agora se mistura entre o âmbito pessoal e profissional.
Por um lado o estacionamento, o trânsito e tempo gasto em deslocações deixou de ser uma preocupação, por outro lado, ficar em casa implica uma reorganização e autodisciplina que equilibra a vida profissional e pessoal: planear rotinas e limites que permitam manter o foco profissional, sem prejudicar o tempo de qualidade que se pretende dedicar à família.

Além da adaptação a estas mudanças abruptas à rotina, da maioria dos trabalhadores e famílias, os tempos atuais exigem cuidados e comportamentos preventivos, para preservar a saúde pública. São inúmeras as exigências pessoais, familiares, profissionais e financeiras que geram preocupação, incerteza e stress em relação ao futuro.

Desenhos com pessoas em casa
As ferramentas TIC facilitam a adaptação a este novo mundo. Porém, a qualidade e velocidade da internet ou as plataformas que utilizamos, não resolvem todos os problemas.
Estratégias energizantes e revigorantes trazem equilíbrio, promovem o bem-estar e fortalecem relações.
A pensar nos períodos de isolamento e com vista a promover uns minutos descontraídos, sozinhos ou em família, lançamos um desafio virtual de 14 episódios enigmáticos, enviados por e-mail durante 14 dias: Lockdown é o nome deste desafio.
Para as equipas de trabalho propomos atividades de Team Buiding, à distância.

Team Building à distância

Tecnologias

A vida não está em “pausa”, por isso, continuemos o nosso caminho. Distantes, fisicamente, mas concentrados na direção que queremos seguir.
O Team Building tem o princípio de fortalecer a coesão e espírito de equipa. Conhecidas, tradicionalmente, pelos formatos indoor e outdoor, as atividades de Team Building, facilitam a interação e cooperação dos participantes num contexto descontraído, positivo e envolvente.
É possível transportar os objetivos de um Team Building para uma realidade virtual?
Para responder a esta questão é importante analisar, isoladamente, alguns dos objetivos inerentes às atividades de Team Building:

  • Diversão | Narrativas e elementos de jogo envolventes podem ser realizados tanto num contexto físico como num contexto virtual. A abordagem descontraída e os desafios da experiência facilitam a integração da diversão, seja qual for o contexto.
Pessoas contentes

  • Interação | Onde há pessoas e motivos para se relacionarem, há interação! Quebrar o gelo com dinâmicas que assegurem o envolvimento de todos os elementos geram a relação necessária, para chegarem a bom porto, mesmo quando estão em frente a um ecrã.
  • Trabalho em Equipa | Informar de forma clara e concisa o ponto de partida, as “regras do jogo” e o objetivo da atividade são a essência para iniciar o trabalho em equipa. O planeamento, distribuição de tarefas e definição da estratégia serão elementos que a própria equipa terá de trabalhar, quando a atividade iniciar. Este é um objetivo que facilmente se transporta para o mundo virtual e que fomenta a coesão da equipa.
  • Comunicação | Se queremos passar do ponto A para o ponto B, é fundamental reunir todos os recursos existentes e sincronizar os elementos da equipa para atingir esse objetivo. A comunicação é uma ferramenta poderosa para chegar a esse resultado, por isso, é necessário que seja eficaz e eficiente, independentemente do contexto, seja este presencial ou virtual.
Tecnologias

  • Compromisso | Abraçar a missão é mais do que executar corretamente uma simples tarefa. Pressupõe um envolvimento emocional e motivacional para atingir o objetivo, que não pertence a um mas sim a todos. Superar os desafios em equipa, muitas vezes, fora da nossa zona de conforto, implica um nível de envolvimento que resulta numa cumplicidade, que permanece fora do contexto da atividade. Uma experiência virtual que prevê esse “esforço extra” é o segredo para reforçar o compromisso.
  • Aprendizagem | Os conteúdos e processos para atingir os resultados esperados da atividade de Team Buiding são o ponto de partida para extrair estratégias e métodos aplicáveis ao contexto de trabalho. Garantir que a experiência está relacionada com a realidade dos participantes e proporcionar uma reflexão, com apoio de profissionais qualificados, aumenta a compreensão e reprodução das estratégias. Sendo o teletrabalho a realidade atual de muitas empresas, um Team Building à distância e virtual irá facilitar o processo de aprendizagem e descoberta de estratégias eficazes, para ultrapassar os novos desafios.

Se até há bem pouco tempo qualquer canto do mundo era palco das mais diversas atividades de Team Building, na atualidade, recorremos às novas tecnologias para reunir, discutir, planear e implementar estratégias.

Numa atividade de Team Building à distância e virtual, recorremos às ferramentas tecnológicas e aplicamos-lhe a criatividade certa para atingir os objetivos propostos.

O Team Building à distância não só é possível como é urgente!

Reunir uma equipa é o Princípio. Manter uma equipa é o Progresso. Trabalhar em equipa é o Sucesso. Henry Ford

Qual a importância de um Team Building à distância?
Emoções

Vivemos um período em que as alterações às nossas rotinas acontecem a um ritmo inesperado. Importa definir estratégias, que potenciem o bem estar, pois a ausência delas pode significar o investimento do dobro do tempo e de energia, em medidas corretivas.
Quais são os desafios do trabalho à distância?

  • Solidão | Podem existir troca de e-mails, mensagens ou outras ferramentas de contacto. Ainda assim, a interação social é escassa quando se trabalhar a partir de casa. 
  • Desmotivação | Pode ser uma consequência previsível, dado que não temos aquele “empurrão” diário por parte dos colegas de trabalho ou mesmo dos líderes. Gerir prioridades e automotivar-se pode ser uma tarefa difícil quando se está sozinho.
  • Falta de produtividade e interrupções | Se no local de trabalho existiam interrupções, porque alguém entra no gabinete, o telefone toca ou pedem urgência na resposta a um e-mail, em casa as interrupções são outras. Os filhos, ou até mesmo os animais domésticos, são sedentos de atenção. Interrupções constantes, pressão, stress e exigências que continuam a cair minuto após minuto, quando a capacidade de resposta fica aquém do desejável.
  • Excesso de trabalho | Quando a vida profissional e pessoal estão debaixo do mesmo teto, pode tornar-se difícil “desligar a ficha”. A dificuldade de colocar um limite no horário de trabalho prejudica, não apenas o tempo dedicado à família, como também aumenta os níveis de stress.
  • Desentendimentos | Quando a comunicação é feita, essencialmente, por e-mail ou outros formatos escritos, é fácil gerar controvérsias, mal entendidos ou conflitos. A verdade é que o trabalho à distância exige um esforço adicional na comunicação.
  • (Des)Hábitos de Saúde | Negligenciar a alimentação, adiar o exercício físico e o tempo para relaxar pode passar a ser um hábito, quando não existe uma organização e rotina. Incluir períodos de descanso, manter uma alimentação equilibrada e fazer exercício físico é fundamental para o bem-estar.

    Puzzle em montagem

Criar experiências positivas revitaliza, reorganiza e promove a interação e coesão das equipas.
A autodisciplina, gestão de tempo e organização são ferramentas fundamentais para exercer funções, a partir de casa. Em tempos de isolamento social não vamos esquecer o poder do trabalho em equipa.
Recordemos o provérbio africano:

Se quer ir rápido vá sozinho. Se quer ir longe vá acompanhado.


Apostar no Team Building à distância é apostar na prevenção, não deixe para depois.

Quer conhecer as nossas soluções de Team Building à distância?
Contacte-nos: 252 313 955 ou geral@enigmind.pt

Sobre o autor: enigmind

Foto Autor

Seguir enigmind no

Mais artigos de